O ÉBRIO

By Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos

Bebi! Mas sei por que bebi!... Buscava,

Em verdes nuanças de miragens, ver

Se nesta ânsia suprema de beber,

Achava a Glória que ninguém achava!

E todo o dia então eu me embriagava

— Novo Sileno, — em busca de ascender

A essa Babel fictícia do Prazer

Que procuravam e que eu procurava.

Trás de mim, na atra estrada que trilhei,

Quantos também, quantos também deixei!

Mas eu não contarei nunca a ninguém,

A ninguém nunca eu contarei a história

Dos que, como eu, foram buscar a Glória

E que, como eu, irão morrer também!